
Fonte MTV
Com mais de um milhão de espectadores em frente ao Centro Espacial Kennedy, na Florida, a Nasa lançou nesta sexta-feira (8), às 12h29 (horário de Brasília), a última missão tripulada da nave Atlantis. Depois da missão, que deve durar 12 dias, a nave será aposentada, numa das últimas viagens tripuladas feitas pela Nasa.
A Atlantis viaja com quatro astronautas para levar peças para a ISS, a menor tripulação em um voo desde 1983. A equipe foi reduzida graças à falta de ônibus espaciais, que deveriam ser usados para salvamento, o que impossibilita o envio de mais homens. Caso haja algum problema na viagem, eles serão levados para a ISS e voltarão para a Terra com ajuda das naves russas Soyuz.
Os astrounautas estão mandando mensagens do espaço no Twitter, quem quiser pode segui-los e saber em tempo real o que acontece na missão. Clique para segui-los.
O lançamento da Atlantis marca o fim de um programa de 30 anos de ônibus espaciais da Nasa. O presidente Barack Obama afirmou que é hora de a Nasa olhar pra frente e se concentrar em outras coisas, como uma possível exploração do planeta Marte. Em três décadas, o governo gastou R$ 305 bilhões (US$ 196 bilhões) no total.
A decisão de parar com as viagens veio depois de o ônibus espacial Columbia se desintegrar em reentrada na Terra após uma missão em 2003. À época, o governo Bush recomendou a aposentadoria de sua frota até 2010, finalização da Estação Espacial Internacional ISS (na sigla em inglês) e desenvolvimento de uma nova nove para entrar em operação em 2014. O presidente Obama confirmou a decisão de Bush, autorizando um ano a mais de voos, para até 2011, enquanto a ISS deve funcionar até 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário